Ganhe 20%de desconto na sua primeira compra de cursos com o cupom “DORINA20”.

Conteúdo

Cursos Disponíveis

Rodapé

CURSO

Produção de Audiolivro

Pessoas cegas e com baixa visão possuem acesso gratuito a esse curso! Saiba mais em “Sobre”.

R$ 590,00

em até 12 vezes sem juros

Aceitamos cartão de crédito, Pix e boleto.

-
+

Descrição do Curso

O curso de Produção de Audiolivro visa capacitar os participantes a dominar os processos e técnicas essenciais para produzir audiolivros de alta qualidade, desde a pré-produção até a masterização. Com foco na qualidade técnica, acessibilidade e uma experiência imersiva para os ouvintes.

Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de explorar o contexto histórico do audiolivro, compreender a legislação que envolve direitos autorais e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), além de conhecer todas as etapas da pré-produção. Também irão se inteirar do processo de gravação, com dicas de equipamentos e software, bem como, compreender as definições básica de narração e direção de audiolivros.

Um foco importante do curso será nas técnicas de edição e revisão, com atividades práticas que abordam detalhadamente as etapas da pós-produção. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a compreender o mercado de audiolivros e suas tendências, preparando-os para atender às exigências e expectativas desse segmento em constante evolução.

O curso conta com profissionais com ampla experiência no mercado, além de convidados especiais que vão trazer suas experiências no universo do áudio e do audiolivro.

 

Para quem se destina:

Editores de áudio e vídeo, locutores, atores, dubladores, diretores, produtores audiovisuais, estudantes de áreas correlatas.

 

Carga Horária: 70 Horas

Curso 100% online e assíncrono (1 ano de acesso ao conteúdo)

 

Conteúdo Programático

Módulo 1 — Introdução e contexto histórico – 2h

· O que é um Audiolivro?

· Qual a diferença de um audiolivro de mercado para um audiolivro acessível;

· Contexto histórico;

· Direitos autorais e LBI;

 

Módulo 2 – Pré-produção – Do textual ao Oral – 2h

· Análise e preparação do material;

· Fluxo da produção e prazos;

· Escolha de vozes;

 

Módulo 3 — Gravação – 4h

· Dicas para uma boa narração;

· Narrador e a voz do livro: Escolhendo e experimentando vozes desde o teste;

· Fundamentos da Produção de Áudio;

· O ambiente de gravação;

· Equipamentos e softwares de gravação;

· Especificações de gravação e Correções;

 

Módulo 4 – Direção de narração – 10h

· Conceito de Direção de Narração;

· Direção técnica;

· É possível gravar sozinho;

· Direção de narração simulada.

 

Módulo 5 – Edição e Revisão – 10h

· Equipamentos e softwares de edição;

· Organização, Limpeza, Ritmo.

· Revisão final;

· Correções.

 

Módulo 6 – Pós-Produção – 40h

· Análise do Material Recebido pelo narrador e/ou editor;

· Ferramentas e softwares de áudio;

· Plugins de Áudio – Visão Geral e voltado a audiobook;

· Edição Básica de Áudio – Plugins;

· Edição e Masterização com Múltiplos Narradores;

· Aspectos Avançados de Equalização e Compressão;

· Mixagem de Música, Vinhetas e Efeitos Sonoros;

 

Módulo 7 – Mercado de Audiolivros – 2h

· Uma breve história da formação do ouvinte brasileiro;

· Mercado de Audiolivro mundial e Brasil;

· Publicação e plataformas;

 

Professores

Laís tem pele em tom claro, cabelos castanhos, curtos e lisos e olhos castanhos. Usa óculos e camiseta preta. Está à frente de uma tela de computador, sorrindo.Laís Garcia – Lais Garcia é uma profissional graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto, com especialização em violão. Também concluiu o curso de Som para Cinema e TV na Academia Internacional de Cinema. Além de sua formação acadêmica, ela se dedicou ao aprendizado de tecnologias relacionadas à produção, gravação e reprodução musical. Com vasta experiência em edição, direção e masterização de áudio, também possui habilidades na produção de audiolivros, bem como trilhas sonoras para diversos materiais audiovisuais. Sua trajetória profissional é marcada pela conciliação entre atividades de produção de áudio, audiovisual e com performances em bandas e grupos musicais.

Cláudia tem pele em tom claro, cabelos loiros, compridos e lisos e olhos verdes. Usa uma camiseta preta. Está à frente de um backdrop com logo da Fundação Dorina, sorrindo de braços cruzados.Cláudia Scheer – Bacharel em Comunicação Social – Radio, Tv e Internet. Técnico em Sonoplastia. Pós-Graduação Lato Sensu em MBA em Gestão de Processos.
Trabalha desde 2013 com produção de Audiolivros e materiais acessíveis em áudio, incluindo audiodescrição. Atualmente atua como Coordenadora do setor Audiovisual e da Central de Formações da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Além disso atua como ministrante de cursos e palestras sobre Audiodescrição e produção audiovisual acessível.
Tainá tem pele em tom claro, cabelos castanhos com luzes loiras, compridos e lisos e olhos castanhos. Usa uma blusa cinza axadrezada e está com os cabelos presos. Está à frente de uma parede branca, com expressão séria.Tainá Grassi – Bacharel em Comunicação Social – Rádio e Tv;
Pós-Graduação Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado.
Há dez anos atuando na produção de Audiolivros e materiais acessíveis em áudio, incluindo audiodescrição.
Atualmente, sou produtora de áudio na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Elizabete tem pele em tom claro, cabelos castanhos, longos e ondulados e olhos castanhos. Usa camiseta branca com listras pretas horizontais. Está à frente de uma parede branca e uma porta, sorrindo.

 

Elizabete Ferreira – Bacharel em Comunicação Social – Rádio, Tv e Internet.
Atua desde 2021 em produção audiovisual e acessibilidade em audiodescrição.
Atualmente, é produtora de áudio na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Renata tem pele em tom claro, cabelos castanhos, médios e ondulados e olhos castanhos. Usa camiseta preta com listras brancas e um fone no pescoço. Ela sorri.Rennata Airoldi – Atriz formada em Artes Cênicas pela UNICAMP. Trabalhou como apresentadora de TV em Campinas, no Canal 25, canal local da EPTV Campinas. Como atriz já atuou no cinema em longas como Cama de Gato, A Comédia Divina, Onde andará Dulce Veiga, entre outros. Ingressou no mercado de Voz em 2003 trabalhando inicialmente apenas com locução, se dedicou ao teatro e ao teatro musical nos anos seguintes, publicidade, novelas como Esmeralda e Carrossel (ambas do SBT).
Em 2016 se formou em Dublagem pela Dubrasil. E na sequência, com a pandemia, passou a se dedicar quase integralmente ao mercado de voz, realizando trabalhos de narração, dublagem e locução. Tem mais de 40 audiolivros publicados nas principais plataformas, entre romances, livros infantis, clássicos da literatura e autoajuda. Durante dois anos foi uma das principais narradoras da Barbara Cartland no Brasil, entre os clássicos destacamos Cleópatra, Alice no País das Maravilhas, Alice através do espelho e E O Vento Levou. Atualmente além de narrar, também dirige narração de audiolivros para as empresas Fundação Dorina Nowill para Cegos, Narratix e Centauro.

 

Ana tem pele em tom claro, cabelos castanhos, lisos e com franja e olhos castanhos. Usa um fone de ouvido branco e está atrás de um microfone, sorrindo.Ana Maria Morais – Atriz, dubladora, locutora, apresentadora e narradora. Formada em Rádio e TV e pós graduada em Marketing, trabalhou 10 anos em empresas de entretenimento como: TV Cultura, TV Gazeta, Rede Globo, TVA, Sky e Cinemark.
Em 2014 passou a dedicar-se exclusivamente ao trabalho com a voz. Suas primeiras experiências no mundo da voz foram com locução publicitária. Realizou curso de locução avançada no Senac, teatro na Escola Nill de Pádua, curso de voz original e especialização em dublagem na Dubrasil. Começou a narrar como voluntária na Fundação Dorina Nowill para Cegos em 2013. Foram muitos títulos narrados como voluntária e depois como profissional.
Atualmente narra e dirige livros para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, Centauro, Audeo, Storytel e para a plataforma de audiolivros infantis Kidly.

 

Dalton tem pele em tom claro, cabelos castanhos, curtos e lisos e cavanhaque grisalho e olhos castanhos. Usa óculos, uma camiseta preta e está atrás de um microfone, sorrindo.Dalton Barone – Ator, dublador, locutor e narrador de audiolivros. Sua carreira como profissional de voz teve início em 2010, como locutor para os canais de TV à cabo History, National Geographic, Biography Channel, A&E e E Mundo. Em 2012 se formou em ator pela Escola Recriarte, foi então que começou sua carreira como dublador, atuando como ator em dublagem para séries, filmes, realities e games. O seu primeiro audiolivro foi gravado na Fundação Dorina Nowill para Cegos em 2017. De lá pra cá, são mais de 50 títulos gravados para Fundação Dorina, Narratix, Centauro e Audeo, além de direção de audiolivros nos mais diversos estilos.

 

Convidados:

Arlete tem pele em tom claro, cabelos loiros, curtos e lisos e olhos verdes. Usa brincos. A foto está em preto e branco e ela está com o rosto apoiado na mão, com expressão séria.Arlete Taboada – Jornalista formada pela Universidade Mogi das Cruzes e mestre em Comunicação e Semiótica e Especialista em Jornalismo, Educação e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Taboada já atuou como docente na PUC-SP, com foco em Multimeios e Roteiro em Áudio e Audiovisual.
Atualmente, é professora dos cursos de Rádio, TV e Internet da FAPCOM e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Universidade São Judas Tadeu. Possui experiência de mercado como produtora, editora, roteirista e repórter em rádio pela Oboré – Projetos especiais em Comunicação e Artes. A jornalista já teve passagens pelas rádios Globo/Excelsior, Metropolitana e Atual. Em Manaus (AM), trabalhou no jornal “A Notícia”, “Jornal do Comércio” e Rádio Baré.
Antonio tem pele em tom claro, cabelos castanhos, curtos e lisos, cavanhaque também castanho e olhos castanhos. Usa óculos e camisa cáqui. Está à frente de uma estante com livros, com expressão séria.Antonio Hermida – Antonio Hermida é gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções, curadoria e conteúdo da Storytel Brasil e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou inúmeros projetos para formatos digitais variados e áudio para editoras como: Todavia, Carambaia, Ubu, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras. Cursou Análise de sistemas (Unesa), Letras-Latim (UFF) e Letras-Português e literaturas (UFF). É também professor no LabPub.

Produção de Audiolivro

Pessoas cegas e com baixa visão possuem acesso gratuito a esse curso! Saiba mais em “Sobre”.

R$ 590,00

em até 12 vezes sem juros

Aceitamos cartão de crédito, Pix e boleto.

-
+
plugins premium WordPress

Ilustração de dois cookies - biscoitosValorizamos sua privacidade!

Olá! Utilizamos cookies para melhorar a experiência ao navegar por nossos sites. Ao continuar utilizando nossos serviços online, entenderemos que você estará contente em nos ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e aceitará nossos cookies. Conheça a nossa Política de Privacidade. Continuar navegando >